segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Casos de pedidos de regulação em hospitais chegam ao Plantão da Defensoria

Cerca de 70 pessoas estão internadas na Unidade de Pronto Atendimento - UPA do bairro do Cabula, muitas delas aguardando regulação para hospitais desde dezembro. Este quadro, identificado pelos defensores públicos durante itinerância do Plantão do Carnaval da Defensoria Pública, foi apresentado na reunião de avaliação do Carnaval realizada no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, nesta segunda-feira, 8. Além das situações encontradas nas itinerância alguns casos relacionados às demandas de saúde pública tem chegado à sede do Plantão do Carnaval da DPE/BA, na Rua Pedro Lessa, Canela.
Segundo a defensora pública Mônica Aragão, coordenadora da área não penal no Plantão do Carnaval da DPE/BA, através da mediação da Defensoria algumas vagas de ortopedia foram disponibilizadas no Hospital Agenor Paiva. "NA UPA dos Barris estava tudo dentro normal, ao contrário da UPA do Cabula. Mas imediatamente oficiamos a todos os hospitais e já estamos obtendo respostas", destacou.
Entre estes casos está o do assistido de 66 anos que está internado no Hospital Menandro de Faria, desde 10/01/2016, com quadro insuficiência respiratória; anemia; insuficiência renal e sepse de provável origem respiratória, necessitando este ser transferido com urgência para hospital que possua unidade de terapia intensiva com suporte em pneumologia, a fim de realizar tumografia computadorizada de tórax e avaliação por pneumologista.
Foi mantido contato com a Central de Regulação, a qual informou ter sido feito pedido, mas até o momento não havia vaga. Em razão da informação da Central A Defensoria Pública entrou com Ação de Obrigação de Fazer, com o objetivo de garantir o direito do paciente idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário