quinta-feira, 1 de outubro de 2015

“Aulão do ENEM” para socioeducandos é promovido pela Defensoria Pública

 
Foto DEPBA

A primeira parte do projeto "Aulão do ENEM" foi ministrada nesta quarta-feira, 30, no Centro de Treinamento da Fundação da Criança e do Adolescente - FUNDAC. A iniciativa, uma parceria da Defensoria Pública do Estado da Bahia com a FUNDAC, visa reforçar a preparação dos jovens, privados de liberdade, internos em unidades da instituição.
"A Defensoria Pública consolida a sua atuação de garantia dos direitos dos adolescentes à educação, à profissionalização e exercício da cidadania, qualificando esses jovens para melhor desempenho nas provas do ENEM", declarou a subcoordenadora da Especializada dos Direitos da criança e do adolescente, Maria Carmen Novaes, que coordenou o projeto.
O jovem R.T.S*, disse estar motivado com a oportunidade e ter planos de prestar vestibular, embora ainda não tenha decidido qual caminho profissional irá optar. De acordo com a coordenadora de articulação da FUNDAC, Ana Clara Pedreira, os professores voluntários reforçam o trabalho do colégio, que não é integral, visto que eles estão acostumados com a rotina de pré-vestibular.
Os reflexos do projeto começam a aparecer. Dois socioeducandos foram aprovados no vestibular após a primeira edição dos "aulões" em 2014. "Os jovens estão motivados, pois viram resultados do projeto no ano passado. Esse ano eles mesmo pediram a segunda edição", disse Pedreira.
O primeiro dia do "aulão" contou com aulas de Química, Inglês, Filosofia, Sociologia e Biologia. Hoje, 1º, as aulas serão de Física, Geografia, Português, Matemática e Redação. Uma segunda etapa para que os socieducandos possam aprofundar os conhecimentos está sendo programada para o mês de novembro.
"Dentro da realidade que a sociedade vive hoje, toda mobilização em prol da juventude é válida", afirmou o professor de Geografia, Ricardo Vieira. Os socieducandos receberão um certificado, que será anexado ao relatório sociopedagógico para análise da extinção ou progressão da medida. Os professores participantes também receberão um certificado, em reconhecimento a contribuição no projeto.
O Enem para pessoas privadas de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas será aplicado nos dias 1º e 2 de dezembro, dentro dos presídios e unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. A inscrição é feita pela internet das 10h do dia 1° de outubro até as 23h59 do dia 23 de outubro. Cada instituição deverá ter um coordenador pedagógico que será o responsável pelas inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário